Virtual Private Network - VPN
VPN
Acesso aos computadores dos laboratórios de informática
Para fazer o acesso com segurança é necessário instalar o GlobalProtect e executar as configurações para acesso remoto.
Download do Certificado-
Solicitando permissão para acesso remoto aos computadores
Para este período de isolamento social, foi preparado o acesso remoto à Rede Acadêmica. Este serviço é destinado às disciplinas de laboratório cuja aula prática precisa ser executada em máquinas da Universidade, seja pela complexidade de hardware, seja por licenciamento de software. Se o seu professor ainda não lhe encaminhou o documento com as instruções de acesso remoto para a aula em laboratórios de informática você pode fazer a solicitação para acesso individual seguindo as instruções abaixo:
- Entre no sistema acadêmico que você utiliza (SGA, SAL) e vá para Central de Serviços Compartilhados (CSC), conforme a imagem abaixo:
- Na página de suporte, clique no botão “Abrir chamado”
- Navegue pela árvore de serviços por Serviços de TI > Rede Acadêmica > Acesso remoto > Suporte técnico ao acesso remoto (Solicitação) e clique no ícone da engrenagem como mostra a figura abaixo:
- Preencha o campo de Descrição, informando o dia, hora, justificativa de acesso e laboratório que será acessado. Após preencher o campo, clique em salvar.
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Configurando o acesso remoto
Para acesso remoto ao computador do laboratório siga as instruções abaixo:
- Faça o download do Global Protect de acordo com seu sistema operacional.
Após o Download, faça a instalação do aplicativo. Para instalá-lo, basta ir clicando em “Próximo”.
- Após a instalação, o módulo GlobalProtect irá aparecer nos aplicativos do computador (próximo ao relógio). Insira no campo “Portal” o endereço remoto.icei.pucminas.br e clique em “connect”
- O aplicativo irá pedir as credenciais de acesso (as mesmas utilizadas nos laboratórios). Ao inserir as credenciais e clicar em “Sign In” a conexão será estabelecida.
Caso está mensagem aparece, basta clicar em "Proceed Anyway".
Ao final do processo você receberá está mensagem certificando que a conexão via VPN para o acesso remoto foi realizada com sucesso para o acesso remoto.
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Correção do certificado – GlobalProtect
Caso você tenha problemas com certificado após fazer o download e instalação do GlobalProtect, siga o passo a passo abaixo:
- Clique na opção “Show Certificate“.
- Clique em “Instalar Certificado“.
- Clicar em “Avançar“.
- Selecionar a opção destacada e clicar em “Procurar“.
- Selecionar a opção destacada e clicar em OK.
- Clicar em “Avançar“.
- Clicar em “Concluir“.
- Clicar em “Sim“.
- Clicar em “Continue“.
Após esses passos, configurar o GlobalProtect como indicado no tutorial de acesso remoto.
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Acessando o computador do laboratório
Após configurar o acesso remoto conectando no GlobalProtect você poderá acessar os computadores disponíveis nos laboratórios seguindo as instruções abaixo:
- Para acessar o computador do laboratório, utilize o comando “Executar” (aperte simultaneamente as teclas Win + R), digite o comando “mstsc” e clique em OK.
Outra forma de acesso é ir em “Iniciar” e digitar o comando “mstsc” em “Pesquisar programas e arquivos”.
- Após o passo 1, a ferramenta “Área de
trabalho remota” irá iniciar.
- Informe o IP do computador que deseja conectar-se.
- A ferramenta irá solicitar novamente usuário e senha para acesso. Utilize os mesmos dos passos anteriores.
- Obs.: Qualquer protocolo diferente do “ms-rdp” não irá funcionar
Pronto! Após inserir o IP e informar o código de pessoa e a senha você já estará usando o computador do laboratório!”.
- Obs.: Se você ficar sem acessar o computador por 30 minutos, o seu acesso será finalizado! Será necessário entrar com o código de pessoa e senha novamente se isso acontecer.
- Após o uso do computador, faça o logoff (finalize a sua seção). Isso é importante para que o computador esteja liberado para uso de outro aluno posteriormente.
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Atualizar certificado do GlobalProtect – Sistema MAC OS
Observação: Antes de realizar este procedimento, é necessário que seja baixado e instalado o GlobalProtect em sua máquina.
Caso apresente erro de certificado ao se conectar na VPN (GlobalProtect), siga os seguintes passos:
- Primeiro é necessário possuir em sua máquina o arquivo de instalação do certificado. O mesmo pode ser adquirido clicando aqui.
- Depois de baixado, vá em “Aplicativos”, em seguida abra “Utilitários” e clique em “Acesso às Chaves.app”.
- Neste ambiente em “Categoria” selecione a opção “Certificados”, serão mostrados todos os certificados ativos e configurados em sua máquina.
- Exclua o certificado clicando com botão direito em cima de remoto.icei.pucminas.br, e selecionando “Apagar remoto.icei.pucminas.br”.
- Uma vez que o certificado tenha sido excluído, execute o novo arquivo do certificado, citado no passo 1.
- Após a instalação, ainda na tela de certificados, clique no novo certificado instalado com o botão direito e vá em “Obter informações”.
- Após a instalação, ainda na tela de certificados, clique no novo certificado instalado com o botão direito e vá em “Obter informações”.
- Após isso o certificado estará atualizado.