Virtual Private Network - VPN

VPN

Acesso aos computadores dos laboratórios de informática

Para fazer o acesso com segurança é necessário instalar o GlobalProtect e executar as configurações para acesso remoto.

 Download do Certificado

  • Para este período de isolamento social, foi preparado o acesso remoto à Rede Acadêmica. Este serviço é destinado às disciplinas de laboratório cuja aula prática precisa ser executada em máquinas da Universidade, seja pela complexidade de hardware, seja por licenciamento de software. Se o seu professor ainda não lhe encaminhou o documento com as instruções de acesso remoto para a aula em laboratórios de informática você pode fazer a solicitação para acesso individual seguindo as instruções abaixo:


    1. Entre no sistema acadêmico que você utiliza (SGA, SAL) e vá para Central de Serviços Compartilhados (CSC), conforme a imagem abaixo:
    imagem 1
    1. Na página de suporte, clique no botão “Abrir chamado
    Imagem 3
    1. Navegue pela árvore de serviços por Serviços de TI > Rede Acadêmica > Acesso remoto > Suporte técnico ao acesso remoto (Solicitação) e clique no ícone da engrenagem como mostra a figura abaixo:
    Imagem 4
    1. Preencha o campo de Descrição, informando o dia, hora, justificativa de acesso e laboratório que será acessado. Após preencher o campo, clique em salvar.
    Imagem 5
  • Para acesso remoto ao computador do laboratório siga as instruções abaixo:


    1. Faça o download do Global Protect de acordo com seu sistema operacional.

    Após o Download, faça a instalação do aplicativo. Para instalá-lo, basta ir clicando em “Próximo”.


    1. Após a instalação, o módulo GlobalProtect irá aparecer nos aplicativos do computador (próximo ao relógio). Insira no campo “Portal” o endereço remoto.icei.pucminas.br e clique em “connect
    Imagem 7
    1. O aplicativo irá pedir as credenciais de acesso (as mesmas utilizadas nos laboratórios). Ao inserir as credenciais e clicar em “Sign In” a conexão será estabelecida.
    Imagem 8

    Caso está mensagem aparece, basta clicar em "Proceed Anyway".


    Imagem 9

    Ao final do processo você receberá está mensagem certificando que a conexão via VPN para o acesso remoto foi realizada com sucesso para o acesso remoto.


    Imagem 9
  • Caso você tenha problemas com certificado após fazer o download e instalação do GlobalProtect, siga o passo a passo abaixo:


    1. Clique na opção “Show Certificate“.
    2. certLab_1
    1. Clique em “Instalar Certificado“.
    2. certLab_2
    1. Clicar em “Avançar“.
    2. certLab_3
    1. Selecionar a opção destacada e clicar em “Procurar“.
    2. certLab_4
    1. Selecionar a opção destacada e clicar em OK.
    2. certLab_5
    1. Clicar em “Avançar“.
    2. certLab_6
    1. Clicar em “Concluir“.
    2. certLab_7
    1. Clicar em “Sim“.
    2. certLab_8
    1. Clicar em “Continue“.
    2. certLab_9

    Após esses passos, configurar o GlobalProtect como indicado no tutorial de acesso remoto.


  • Após configurar o acesso remoto conectando no GlobalProtect você poderá acessar os computadores disponíveis nos laboratórios seguindo as instruções abaixo:


    1. Para acessar o computador do laboratório, utilize o comando “Executar” (aperte simultaneamente as teclas Win + R), digite o comando “mstsc” e clique em OK.
    2. imagem 10

    Outra forma de acesso é ir em “Iniciar” e digitar o comando “mstsc” em “Pesquisar programas e arquivos”.


    1. Após o passo 1, a ferramenta “Área de trabalho remota” irá iniciar.
      • Informe o IP do computador que deseja conectar-se.
    2. Imagem 11
      • A ferramenta irá solicitar novamente usuário e senha para acesso. Utilize os mesmos dos passos anteriores.

    3. imagem 12
      • Obs.: Qualquer protocolo diferente do “ms-rdp” não irá funcionar

    Pronto! Após inserir o IP e informar o código de pessoa e a senha você já estará usando o computador do laboratório!”.


    • Obs.: Se você ficar sem acessar o computador por 30 minutos, o seu acesso será finalizado! Será necessário entrar com o código de pessoa e senha novamente se isso acontecer.
    • Após o uso do computador, faça o logoff (finalize a sua seção). Isso é importante para que o computador esteja liberado para uso de outro aluno posteriormente.
  • Observação: Antes de realizar este procedimento, é necessário que seja baixado e instalado o GlobalProtect em sua máquina.

    Caso apresente erro de certificado ao se conectar na VPN (GlobalProtect), siga os seguintes passos:


    1. Primeiro é necessário possuir em sua máquina o arquivo de instalação do certificado. O mesmo pode ser adquirido clicando aqui.
    2. Depois de baixado, vá em “Aplicativos”, em seguida abra “Utilitários” e clique em “Acesso às Chaves.app”.
    3. MAC_1
    1. Neste ambiente em “Categoria” selecione a opção “Certificados”, serão mostrados todos os certificados ativos e configurados em sua máquina.
    2. MAC_2
    1. Exclua o certificado clicando com botão direito em cima de remoto.icei.pucminas.br, e selecionando “Apagar remoto.icei.pucminas.br”.
    2. MAC_3
    1. Uma vez que o certificado tenha sido excluído, execute o novo arquivo do certificado, citado no passo 1.
    2. Após a instalação, ainda na tela de certificados, clique no novo certificado instalado com o botão direito e vá em “Obter informações”.
    3. MAC_4
    1. Após a instalação, ainda na tela de certificados, clique no novo certificado instalado com o botão direito e vá em “Obter informações”.
    2. MAC_5
    1. Após isso o certificado estará atualizado.