Autenticação por Múltiplos Fatores (MFA)


  • A autenticação multifator (MFA) é um processo de login de conta com várias etapas que obriga o usuário a inserir informações que vão além de uma simples senha. Por exemplo, juntamente com a senha, os usuários podem ser solicitados a inserir um código que foi enviado para o celular deles, responder a uma pergunta secreta ou verificar uma impressão digital. Em caso de comprometimento de uma senha do sistema, uma segunda forma de autenticação pode ajudar a impedir o acesso não autorizado à conta.

  • A ativação do recurso de MFA será feita gradativamente, seguindo um cronograma definido pelo CRC.


    1. Quando o recurso MFA for ativado em sua conta, você verá a tela abaixo ao tentar fazer login. Clique em "Avançar" e na próxima tela será solicitado que você instale o aplicativo, Microsoft Authenticator.:
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    1. Para instalar o aplicativo basta pesquisar por "Microsoft Authenticator" na Play Store para dispositivos Android ou na App Store para dispositivos IOS: imagem 4 imagem 4
    1. Antes de continuar:
      • Configure uma conta "Pessoal" no aplicativo de autenticação (não use a conta da PUC Minas) e defina o aplicativo para fazer backup usando esta conta. Caso perca, tenha seu celular roubado ou danificado, você poderá utilizar esta conta para recuperar os dados de autenticação.
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    1. Após instalar o aplicativo de autenticação e ter sua conta de backup configurada, clique em "próximo".
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    Agora, no aplicativo de autenticação, clique no botão "+" e depois em "Conta corporativa ou de estudante".


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    1. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code que será exibido na tela.
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    1. O aplicativo irá pedir que você informe o número que está sendo exibido na tela.
      informe o número e clique em "SIM".
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    Após definir um nome para conta e salvar a senha, será exibida a tela de sucesso.


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    Agora você poderá acessar sua conta normalmente com segurança reforçada pelo recurso de MFA.

    Caso você encontre alguma dificuldade durante o processo, abra uma solicitação de suporte no SGA, no ícone "Solicitação de Serviçoes".


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      • Configure uma conta "Pessoal" no aplicativo de autenticação (não use a conta da PUC Minas) e defina o aplicativo para fazer backup usando esta conta. Caso perca, tenha seu celular roubado ou danificado, você poderá utilizar esta conta para recuperar os dados de autenticação.
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